Ambiente de trabalho
Especialidade: Medicina do Trabalho
Autor: Cibele Mai
Descrição: Cibele Mai
Profissional de Educação Física
Instrutora de Ginástica Laboral SESMT / HCI
CREF: 015246-G/RS
Dia do Desafio
O Dia do Desafio (Challenge Day) é um evento que tem mobilizado milhares de pessoas em torno de um objetivo comum: o combate ao sedentarismo. Foi criado no Canadá em 1983 e é difundido mundialmente pela TAFISA (The Association For International Sport for All) - entidade alemã de promoção do esporte para todos.
A instituição coordena o evento no Continente Americano desde 2000, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. No Brasil o evento é realizado desde 1995, sob a coordenação geral do SESC São Paulo.
O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini. Ele é realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, sua proposta é de que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.
As atividades deverão acontecer entre 0h e 20hs e 30min. do dia 30 de maio. A participação poderá ser individual ou coletiva, sendo imprescindível o registro junto ao Sesc ou ao centro coordenador da cidade.
São adotados como base de cálculo, os dados do IBGE (2009), com o número oficial de habitantes de cada município participante. Um sorteio realizado em São Paulo define as duas cidades de porte semelhante que irão competir entre si.
Replique Montre | Breitling Replique Montre | replique montre rolex
O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades, em cada cidade, recebem o Certificado de Participação.
Na verdade, a competição é apenas um estimulo a participação e os grandes vencedores são as pessoas que exercitam o corpo e ganham em qualidade de vida e bem-estar social. O município de Ijuí venceu por W.O. a cidade de Salina Cruz do México, ano passado, pois a mesma não entregou os resultados no prazo definido pela organização do evento. Este ano Ijuí concorre com a cidade de Malacatán na Guatemala.
O maior prêmio para a cidade vencedora é a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e o enriquecimento e desenvolvimento dos valores da cidadania em crianças, jovens, adultos e idosos.
Seja mais saúde! Movimente-se, ponha mais atividade física em sua vida e participe da caminhada do HCI no dia do desafio.