A Escola de Educação Infantil do Hospital de Caridade de Ijuí foi fundada no dia 26 de Junho de 1983, neste ano comemorou seus 28 anos. O Hospital de Caridade de Ijuí mantem a escola por acreditar que é um maravilhoso benefício aos colaboradores em especial para as mães. Este benefício representa a motivação pessoal e a produtividade pela tranqüilidade que transmite aos colaboradores enquanto trabalham e tem como orgulho ser uma instituição com importante compromisso social, voltado a humanização no atendimento e que tem como principal objetivo a vida.
OBS: A troca de turma acontece através da idade e avaliação do desenvolvimento da criança.
Projeto Pedagógico 2011
"A memória se abre por janelas que são territórios de leituras, e é o estado emocional que determina o grau de abertura dessas janelas. Se a emoção estiver tensa, ela fecha as janelas e bloqueia a racionalidade, levando o ser humano a reagir por instinto, como um animal. Se a emoção estiver serena e tranqüila, abrem-se as janelas da memória e expande-se a arte de pensar".
Tema:
Dizem que sou o futuro: me ensinem a construir e amá-lo.
Sub-temas permanentes:
* Meio ambiente
* Valores
Sub-temas:
Identidade (março / abril)
Família (maio)
Profissões (junho)
Moradias (julho)
Ambiente (agosto)
Alimentação (setembro)
Culturas (outubro / novembro)
Valores (dezembro)
Justificativa:
Uma das formas mais promissoras de pensar a função educativa da escola é induzir ações concretas que possibilitem ao aluno, a aquisição de conhecimentos e valores e a formação de atitudes sociais que sustentem sua progressiva inserção nas práticas, lugar de exercício da cidadania. As questões relativas ao dia-a-dia são uma importante frente de luta do ambientalismo, pois é a partir do cotidiano, que podemos contribuir decisivamente para deter a degradação ambiental. Desde os primeiros anos de vida a criança deve ser solicitada a refletir sobre o problema da poluição e da contaminação ambiental e a evitar o desperdício. Deve crescer consciente de que é a partir do seu cotidiano, em âmbito de nossa casa, nossa escola e comunidade que efetivamente contribuímos com a nossa natureza. Sabemos que qualquer cidadão consciente sabe que nada será conquistado, a menos que cada um de nós incorpore mudanças nos nossos hábitos. Precisamos assumir uma postura responsável frente as nossas atitudes, voltadas para a destruição do meio ambiente natural, que serve de base para a perpetuação da espécie humana.
Objetivo Geral:
Desenvolver a construção de atitudes de corresponsabilidade para a preservação do planeta terra, com equilíbrio ecológico e conseqüentemente teremos uma melhor qualidade de vida.
Objetivos Específicos:
- Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente;
- Organizar uma rotina de coleta seletiva;
- Aprender conceitos relacionados a questões do meio ambiente;
- Conhecer conceitos referentes ao ciclo de produção da natureza;
- Reconhecer atitudes inadequadas para com o meio ambiente;
- Desenvolver um olhar crítico quanto ao consumismo;
- Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem qualidade de vida para os seres vivos.
Áreas Envolvidas:
Linguagem, natureza e sociedade, matemática, formação pessoal e artes.
Conteúdos:
- Plantio de canteiros com hortaliças e flores;
- Confecção de espantalho;
- Coleta seletiva
- Proteção e cuidado com as plantas e os animais;
- Cuidados com o meio ambiente e a qualidade de vida;
Procedimentos Metodológicos:
- Trabalhos com escolha, independência, autonomia, promovendo a auto-estima;
- Comunicação e expressão para participação em ações coletivas;
- Realização de ações individuais construtivas;
- Valorização do meio social, cultural e natural;
- Busca bibliográfica para os interesses e dúvidas que surgirem sobre o tema abordado;
- Visita a locais específicos para pesquisa de campo e experiências;
- Desenho e pintura como forma alternativa de registro das atividades;
- Busca de informações junto aos pais e familiares;
- Troca de informação no ambiente escolar e outros.
COMPETÊNCIAS:
Possibilidade de incorporar-se a um grupo e de atuar junto com outros através de:
Socialização;
Afetividade;
Controle;
Visitas...
A habilidade de expressar-se e comunicar suas idéias, suas dúvidas e seus sentimentos, bem como para compreender o que os outros dizem (novidades, rodinha, narração do que desenhou...);
A disposição de usar seu corpo com desembaraço e movimentar-se expressivamente;
A habilidade de cantar e fazer música, de organizar situações e de gozar dos momentos criativos;
A aceitação de alguns limites, a adoção de alguns princípios e a compreensão de alguns sentimentos e tradições:
Exemplos: Rotina diária, organização (materiais, lanches, aguardar na rodinha...).
EVENTOS
JANEIRO:
28/01 Piquenique na AFHOCAI (Sexta - feira)
MARÇO:
07/03 Baile de Carnaval (Segunda - Feira)
ABRIL:
20/04 Páscoa vinda do coelho na escola (Quarta - feira)
MAIO:
14/05 Chá homenagem as Mães (Auditório do HCI) (Sábado)
JUNHO:
17/06 Festa de São João (Sexta - feira)
26/06 Aniversário da Escola 28 anos (Domingo)
JULHO:
26/07 Tarde de integração com os Vovôs e Vovós
AGOSTO:
17/09 Homenagem aos Pais - (Sábado)
SETEMBRO:
07/09 Desfile - Independência do Brasil (Quarta-feira)
OUTUBRO:
03 a 10 Semana da Criança (programação especial)
07/10 Noite do Pijama (Sexta - Feira)
15/10 Dia do Professor (Sábado)
DEZEMBRO:
09/12 Formatura do Pré no auditório do HCI (Sexta-feira)
16/12 Festa de Natal da Família Escola HCI (Sexta - Feira) - Auditório do HCI
O cerimônial de formatura 2011 foi marcado por momentos de muitas emoções, veja a matéria na íntegra e galeria de fotos. Clique aqui.